O Boticário

 
A nova loja O Boticário transforma o momento da compra em um momento para tocar, ver, sentir, ouvir e saborear a marca.

Inaugurou em abril de 2013 no Shopping Morumbi em São Paulo o novo conceito da loja O Boticário, muito mais interativa e vibrante.

 

O Boticário é hoje a maior rede de lojas especializadas em beleza do mundo, maior rede de franquias do Brasil com cerca de 3.700 lojas ( varejo : R$ 6,6 bilhões em 2012), 900 franqueados ou operadores , presente em 1.746 municípios , gerando 22 mil empregos nas lojas e presença internacional em 6 países .

 

Para cristalizar este novo conceito, estudamos profundamente o novo posicionamento estratégico da marca “A VIDA É LINDA“ que foi renovado em 2011.

 

Trata-se da terceira grande evolução na arquitetura da loja desde 1998 quando a rede assumiu o autosserviço como modelo de atendimento e o projeto atual vigora na rede desde 2006.

 

A nova loja O Boticário transforma o momento da compra em um momento para tocar, ver, sentir, ouvir e saborear a marca.

 

Criamos nosso mantra “Celebrar a beleza 365 dias por ano”, alto astral, colorida, humanizada, gerando sentimentos e emoções, experiência de compra envolvente, intuitiva e dinâmica, um espaço harmonioso, com o básico e o sofisticado apresentados de forma surpreendente e acolhedora.

 

A primeira inovação do projeto foi eliminarmos a vitrine tradicional, com este recurso ampliamos a entrada da loja para que a cliente pudesse visualizar de longe um espaço mais interativo e convidativo, a loja passou a ser nossa grande vitrine.

 

Utilizamos novas tecnologias de iluminação de LED com temperaturas de cor 3000K muito mais clara, vibrante, excelente reprodução de cor e principalmente aconchegante.

 

O atributo luminotécnico de excelente reprodução de cor do LED faz com que a cliente perceba muito mais o sortimento de portfólio colorido do que a loja anterior.

 

Como a loja passou a ser tratada como uma grande vitrine incorporamos elementos de destaque central (center point) que batizamos carinhosamente de Bar de Perfumes e Maquiagem estes elementos são um dos pontos mais inovadores do novo projeto.

 

Além de interativa, a nova loja é também intuitiva. É possível identificar rapidamente os diferentes mundos criados dentro da loja. Para facilitar a navegação pela loja, as soluções foram organizadas em mundos que agrupam os diversos tipos de produtos, em uma lógica que não leva em conta apenas a categoria, mas também o posicionamento e o momento de uso daquele produto, alinhado ao papel dele no portfólio.

 

No fundo da loja criamos uma área de co-criação dedicada aos kits de presentes. Ali a cliente poderá personalizar seu kit de presentes com uma foto instantânea, que vai junto com um cartão de celebração. O novo serviço também inclui três tipos de caixa para presente. A solução vem ao encontro da necessidade da cliente, de personalizar um presente e diferenciar-se, imprimir seu estilo.

 

O caixa recebeu inovações tecnológicas e modularidade para atender a evolução do sistema de pagamento dentro do PDV que em breve terá seus checkouts substituídos por tablets. Nele foi routeado (recortado) o monograma da marca e aplicado LED color change, simbolizando as milhares de combinações e soluções propostas no mundo O Boticário.

 

Na fachada, o visual é muito vibrante com o pórtico na cor cereja e a marca O Boticário em branco com retro iluminação. Essa combinação traz impacto visual e sofistica a imagem da marca.

 

O Elemento Icônico foi criado para fazer a cliente identificar a loja O Boticário de longe, para isso criamos uma enorme luminária, elemento arquitetônico e gráfico mais emblemático da nova loja.

 

O Boticário tem sido, ao longo dos últimos anos, uma das empresas mais dinâmicas e de crescimento mais forte do mercado de beleza em todo o mundo. A receita em 2012 avançou 20% e a expectativa, como lembra Osvaldo Moscon - franchising and channel development Director é que a nova loja seja mais um ponto de aumento de performance do negócio. 

 

Quando se iniciou o desenvolvimento do Projeto Prisma, O Boticário sabia que caminho seguir: o de uma loja projetada para 2020, que estivesse à frente do seu tempo, num ambiente onde a marca pudesse ser explorada plenamente pelos consumidores. A principal estratégia foi potencializar a vivência do consumidor na Loja através de experiências sensoriais, envolventes, intuitivas e transformadora. 

 

Durante o ano de 2013,  foram inauguradas 11 lojas no intuito de testar este conceito e acompanhar o desempenho dos indicadores. No período de análise (abril a dez/2013) foi possível obter crescimentos expressivos , em diferentes testes realizados, conforme demonstrado abaixo:

  • Volume de vendas

    • O volume de vendas total das lojas piloto superou em 16% o modelo anterior.

  • Receita total da loja

    • Aumento de 21% na  receita total da loja na cidade de Natal –RN.

  • Aumento dr receita de vendas na principal categoria perfumaria feminina em 7%  na loja de São Paulo-SP.

  • Na loja de Ribeirão Preto-SP, aumento de receita de vendas de produtos Premium perfumaria feminina em 15%, e perfumaria Premium masculina 12% em função da torre de destaque na exposição de produto.

 

Estes crescimentos demonstrados, refletem em todo o sistema de lojas O Boticário, um crescimento de 6% da Receita e 5% no volume versus o ano anterior.

 

O principal indicador que contribui para este crescimento foi à quantidade de itens no boleto. Nas lojas com o Piloto Prisma este indicador de produtividade cresceu 3%. Isto significa que o conceito e a experiência proposta, motivou o aumento na cesta do consumidor com a marca O Boticario !

 

Além disto, é possível identificar crescimento diferenciado das Categorias de Perfumaria e Maquiagem.

 

A satisfação dos consumidores e nossos clientes diretos, os franqueados, também era um quesito imprescindível a ser alcançado.

 

Em pesquisas realizadas com os consumidores das Lojas Pilotos, 98% disseram estarem muitos ou extremamente satisfeitos com o novo modelo de loja. Em uma avaliação dos atributos de experiência na loja, numa escala de 1 a 5 (onde 5 é a maior nota),  os consumidores avaliaram como: 4,4 a organização e localização dos produtos na loja; 4,2 o incentivo que a loja propicia à experimentação, circulação e compra de produtos; e 4,1 pelo visual, cores e estética da loja.

 

Entre nossos franqueados que participaram da fase piloto a satisfação também foi unânime. A seguir destacamos os comentários de alguns de nossos franqueados:

  • Glauber Gentil Bezerra de Souza, de Natal-RN destaca o grande diferencial competitivo da loja: “por estar muito mais aberta, a loja suga o consumidor para seu interior; a loja toda passa a ser  a grande vitrine.”

  • Candida M. Dias Gobbo, franqueada de Goiânia-GO classificou o novo modelo como um Templo da Beleza.

  •  Olga G Pusch Chioratto, franqueada de São Paulo-SP, destaca a experiência como fator incentivador do aumento do nr de itens na cesta do consumidor.

  • Christopher John Hannigan, franqueado de Salvador-BA e Recife-PE realça que “a nova loja fechou o que estávamos buscando: a beleza com a produtividade em vendas”.

 

Com todos estes resultados podemos concluir certamente que este é um modelo vencedor, pois a nova Loja O Boticário transforma o momento da compra em um momento para tocar, ver, sentir, ouvir e saborear a marca.

 

Os recursos financeiros empregados para levar o novo formato a todas as lojas da rede, dão uma ideia da importância do projeto para O Boticário. O investimento da empresa e da rede de franqueados, em arquitetura e reforma das lojas, será de R$ 1 bilhão num período de quatro anos, este valor foi anunciado no dia da inauguração pelo presidente do grupo O Boticário Artur Grynbaum.

 

 

A new, more interactive and vibrant concept store for O Boticário opened in Morumbi Mall in April 2013.

             

Specialized in beauty, “O Boticário” is currently the largest chain in the world specialized in beauty counting with 3.750 stores in 1.746 cities, generating 22.000 jobs in stores, and is present in 6 countries worldwide. 

 

To create this new concept we deeply studied the brand´s new strategic positioning, called “LIFE IS BEAUTIFUL” which was renewed in 2011.

 

This is O Boticário´s third great architectural evolution since 1998, when the chain assumed the self-service like model. The project before this new concept has been in the chain since 2006.      

 

We created the mantra “Celebrate beauty 365 days a year”: high spirits, colorful, humanized, generating feelings and emotions, involving the dynamic and intuitive buying experience, a harmonious space, containing the basic and sophisticated exhibited in a surprising and welcoming way.   

 

The project´s first innovation was eliminating the traditional showcase. This resource allowed us to amplify the entrance and allowed the customer to see a more interactive and inviting space from far away.  Today, the whole store is our big showcase.

 

We used new technologies in LED lighting with 3000K of color temperature creating exceptional, vibrant and brighter color reproduction and, especially, creating comfort.

 

The attribute of LED lighting color reproduction makes the customer realize a more colorful assortment portfolio than the previous store.

 

As the store began to be treated as a great showcase, we incorporated elements of central highlight which we affectionately called the Makeup and Perfume Bar. These elements were one of the most innovative in new concept.

 

Besides interactive, the new store is also intuitive. It is possible to quickly identify the different worlds created inside the store. To facilitate navigation throughout the store, the solutions were organized in groups containing various types of products in a logic that takes into account not only category, but also the positioning and timing of use that products, aligned to its role in the portfolio.

 

In the back of the store, we designed a co-created area dedicated to gifts. In this space, the customer can personalize his/her kits with an instant photo that goes with the celebration card. The new service includes 3 different gift boxes. The solution comes to need of the customer to customize a gift and differentiate his/herself from the others utilizing their own style.

 

The checkout received modularity and technology innovations to meet the evolution of the payment system inside the point of sale which soon will have their checkouts replaced by tablets. In the checkout, the monogram of the brand was cut and received color changing Led, which symbolizes the thousands of combinations and solutions proposed in O Boticário´s worlds.

 

In the facade, the brand O Boticário comes in a very vibrant cherry tone over a chocolate brown background. The combination brings visual impact and sophisticated brand image.

 

The iconic element in the ceiling of the store was created to make the customer identify the store O Boticário from far away. It was created as a massive luminaire, resulting in the most emblematic graphic and architectural element in the new store.

 

O Boticário has been, during the last few years, one of the strongest growing and most dynamic companies in the beauty market around the world.  The company´s revenue in 2012 advanced 20% and the expectation is that the new store will be another strong point in the business’s performance.

 

When the “Prism Project” development started, O Boticário knew exactly the way to follow: A store designed for 2020 that was ahead of its time in an environment where the brand could be fully explored by its customers through transforming, intuitive and involving sensory experiences.

 

During 2013, 11 shops were opened with the mission to test the concept and follow the performance according to indicators.  During the analysis period, (from April to December 2013), it was possible to obtain expressive growth in different tests as illustrated below:

  • Sales volume

    • Total sales volume in pilot stores surpassed the previous store model in 16%

  • Total revenue from the store

    • Increase of 21% in store revenue in the city of natal – RN.

  • Increase of 7% in sales revenue in female toiletry in São Paulo – SP.

  • In Ribeirão Preto – SP, premium female toiletry increased 15% and male toiletry in 12% due to the new equipment to highlight the products.

 

These demonstrated results reflect in a growth of 6% in revenue and 5% of sales volume in the whole system of o Boticário.

 

The main indicator that contributed to this growth was the quantity of items on the average ticket. In the pilot stores this productivity indicator grew nearly 3%.  This means that the concept and the proposed experience motivate the increase of O Boticário in the customer´s basket.

 

Besides that, it is possible to identify differentiated growth in toiletry and make up categories.

 

The satisfaction of our consumers and our direct customers, the franchisees, was also an essential item to be reached.

 

                In research conducted with customers of pilots’ stores, 98% said they were very or extremely satisfied with the new store model.  In an evaluation of the experience attributes of the store, in a scale of 1 to 5 (where 5 is the highest), the customers overall evaluated: 4,4 for the organization and location of products in the store; 4,2 for the incentive the store provides for experimentation, circulation and purchase; and 4,1 for the visual, colors and aesthetics of the store.

Between our franchisees who participated in the pilot phase, satisfaction was also unanimous:

  • Glauber Gentil Bezerra de Souza, of Natal-RN highlights the great competitive differential of the store: “for being much more open, the store “sucks” the consumer to its interior.  The entire store becomes the great showcase”

  • Candida M. Dias Gobbo, franchisee from Goiânia-GO classified the new model as a “temple of beauty”.

  •  Olga G Pusch Chioratto, franchisee from São Paulo-SP, highlights the experience as the   main factor in the growth of the customer´s basket.

  • Christopher John Hannigan, franchisee from Salvador-BA and Recife-PE comments that “the new store is exactly what we searched: beauty and productivity in sales”.

 

With all these results we can certainly conclude that this model is a winner, because the new store transforms the moment of purchase in a moment to touch, see, feel, hear and taste the brand.

 

The funds used to bring the new format to all stores in the chain gave an idea of how important the project was to O Boticário.  The company´s and franchisees’ investment in architecture and store remodeling will sum up to US$ 435 million in a period of three years. These values were announced on the day of the inauguration by O Boticário´s CEO, Mr. Artur Grynbaum.

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